Imagem capa - Introdução Alimentar: Sinais de que o bebê está pronto para comer por Nossa Casa Estúdio Petit
NutriçãoBebêfotografia infantil

Introdução Alimentar: Sinais de que o bebê está pronto para comer


A Introdução Alimentar (IA) é uma fase deliciosa, porém de muitos desafios para as famílias e cuidadores!
Você sabe quando o bebê está pronto para começar a comer? A idade recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria é aos seis meses, desde que o bebê apresente os sinais de prontidão.
Mas que sinais são esses afinal?

  Os sinais de prontidão indicam que o organismo está preparado para começar a descobrir os alimentos. É uma longa jornada que precisa começar no tempo certo, sem ansiedade, para que o decorrer do processo seja prazeroso para a família.

1. Sentar-se sem apoio (ou com o mínimo de apoio)

É por volta dos 6 meses que o bebê desenvolve a capacidade de sustentar plenamente a cabeça e o tronco e sentar-se sem apoio. Esse controle é importante para evitar engasgos. Oferecer comida para o bebê em cadeirinhas de descanso, por exemplo, pode ser muito perigoso. O bebê precisa estar em posição ereta para conseguir lidar com possíveis engasgos.


2. Saber pegar objetos e levar a boca


Essa é outra capacidade adquirida nos primeiros meses de vida que demonstra a mínima autonomia do bebê para levar comida à boca. Para quem vai seguir as orientações do BLW na introdução alimentar é muito importante que o bebê já tenha esse domínio.


3. Reflexo de protrusão da língua diminuindo


Bebês desde recém-nascidos costumam colocar a língua para fora ao explorar algo com a boca. Isso ajuda na amamentação mas pode atrapalhar na alimentação por sólidos. Se o bebê ainda tem esse reflexo a tendência é que empurre os alimentos para fora da boca.


4. Demonstrar interesse pela comida

Se o bebê já observa as pessoas comendo e demonstra curiosidade é um bom sinal. Ele precisa querer explorar e conhecer os alimentos. Deixe que o bebê esteja junto durante as refeições para ajudar nesse processo.


Esses são os sinais que você deve observar no bebê. Mas espere que os 6 meses estejam completos e que a criança realmente apresente esses sinais. Iniciar a introdução alimentar antes do tempo pode gerar mais estresse do que o normal para a família.


Aproveitem essa fase!


Nutricionista Raphaella Poerner | @raphaella.poerner
CRN4-11100811
Telefone/WhatsApp: +55 (21) 98315-8197